CURSO CARTOGRAFIAS PLURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Natureza do curso: Aperfeiçoamento
Público Alvo: Professores de Geografia e de áreas afins.
Pré-Requisito
Ter diploma de graduação. Serão priorizados professores de geografia de escola pública, sendo o restante das vagas distribuídas entre professores de escolas públicas das demais áreas e professores de Geografia de outras redes.
Objetivo
Explorar diferentes abordagens da cartografia, baseando-se no conceito emergente de Cartografias Plurais, como uma alternativa à abordagem hegemônica da Cartografia. O curso visa aprofundar a compreensão das aplicações das Cartografias Plurais no contexto da prática docente, oferecendo novas perspectivas para o ensino de Geografia na Educação Básica.
Os recursos didáticos que serão utilizados são: textos, vídeos, podcasts, documentários e demais materiais. A plataforma para as aulas será o Google Meet, sendo que o Moodle para Extensão da USP também será utilizado pelo curso para o acesso aos materiais (https://cursosextensao.usp.br/dashboard/). Faça o seu login a partir da sua senha USP.
Carga horária: 180.00h
Distribuição da carga horária
Horas de leitura: 30 horas
Compreendendo a importância da leitura como prática essencial para qualquer atividade de ensino, presencial ou EaD, e considerando que no formato online a organização dos estudos demanda uma autonomia do aluno, a carga horária de 30 horas para leitura é dedicada a essa finalidade. Além disso, na carga horária de 30 horas também está incluso a indicação de filmes, documentários e podcasts que serão recomendados para acompanhar o curso de aperfeiçoamento.
Horas de atividades: 60 horas
A finalização do curso, com a entrega do trabalho final, é onde os estudantes terão a oportunidade de apresentar a atividade prática que desenvolveram em suas escolas a partir das discussões que ocorrerão nas aulas. Portanto, considerando que a organização dessa atividade demanda um tempo de preparação previsto pelo curso, serão destinadas 60 horas da carga horária para cumprir esse objetivo. Além disso, serão organizados ao longo do ano alguns plantões de dúvidas com os professores do curso para assessorar na elaboração dessas atividades. Nessas 60 horas também está incluso a carga horária dedicada para responder os questionários que serão disponibilizados no fim de cada módulo.
Horas aulas: 90 horas
As horas aulas serão computadas pelos momentos síncronos, já que o curso se estrutura em 29 encontros, sendo cada aula com duração de 3 horas, exceto aquelas do Módulo 4 - Trabalho de Conclusão de Curso, que terão 4 horas. Para os que não conseguirem acompanhar o momento síncrono, a aula será disponibilizada na Plataforma Cursos e Extensão (https://cursosextensao.usp.br/dashboard/), e para computar a presença assíncrona será necessário que o aluno preencha um formulário breve sobre o que foi discutido no encontro.
Certificado/Critério de Aprovação
- Presença mínima de 75% da carga horária do curso.
- Entrega dos exercícios de encerramento do módulo e entrega do trabalho de conclusão de curso.
- Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Sobre a frequência:
Para ser aprovado é necessário atingir 75% de frequência. É facultado o direito ao estudante perfazer 30% da sua carga horária de maneira assíncrona, conforme será explicado a seguir.
Para você poder comprovar que assistiu a aula, cada gravação que for publicada no Moodle será acompanhada de um formulário com objetivo de computar a frequência assíncrona. Esse formulário será constituído por 3 questões, sendo 2 objetivas e 1 discursiva, e sua frequência só será validada se acertar 2 das 3 questões! Isso significa que, do total de 29 encontros, apenas 9 poderão ser validados com a frequência assíncrona. Se você utilizar esse recurso mais de 9 vezes, não será contabilizado.
Sobre a avaliação:
- 70% da nota será composta por um trabalho de conclusão de curso, que deverá ser escrito de no máximo 30 páginas e mínimo 10 com o propósito de apresentar uma prática de atividade sobre Cartografias Plurais com a turma que você leciona. O trabalho deverá ser entregue conforme os padrões da ABNT, com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre as linhas de 1,5 e recuo entre as margens de: superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm e direita: 2 cm. Este trabalho deverá conter obrigatoriamente: Resumo, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Considerações Finais. Será disponibilizado um template padrão para que vocês possam escrevê-lo, que estará com as formatações exigidas e as orientações de como inserir imagens, gráficos e tabelas de acordo com as normas ABNT. Além disso, o trabalho deverá ser apresentado em formato de seminário com o tempo de 15 minutos durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso. As apresentações serão feitas em salas virtuais com o acompanhamento de professores do curso, sendo cada sala composta por 10 trabalhos.
- 30% da nota será constituída por 3 listas de exercícios que deverão ser respondidos no Moodle a cada fim de disciplina. Isto é: ao fim do módulo, será aberto um formulário no Moodle que conterá questões objetivas e discursivas. Como serão três módulos/disciplina de aulas, serão 3 listas de exercícios e elas irão perfazer um total de 30% da nota.
É de extrema importância para nossa equipe que possamos estar constantemente avaliando se as aulas, as leituras e todo o conteúdo está fazendo sentido às pessoas participantes do curso. Em caso de qualquer dúvida, poderemos agendar plantões de dúvidas ou você pode nos contatar pelo e-mail.
Coordenação: Profa. Dra. Paula Juliasz, da FFLCH/USP.
Vice-Coordenação: Profa. Dra. Fernanda Padovesi Fonseca
Autores: Profa. Dra. Regina Araujo de Almeida, Dra. Waldirene Ribeiro do Carmo e VagnerLuis Carneiro de Campos
Equipe de apoio: Yan Neves, Camila Aparecida Roque e Luz Orlandeli Antunes.
Ministrante(s): Ver "PROGRAMA" abaixo
Promoção: LEMADI - Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia da USP.
Apoio: Comissão de Cultura e Extensão
- CALENDÁRIO
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HORÁRIO: Terças-feiras das 19:00 às 22:00
LOCAL: Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante. - PROGRAMA
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MÓDULO 1 - Introdução à Teoria da Cartografia
21 horas (aula)
Aula 0 - Introdução ao Curso de Aperfeiçoamento "Cartografias Plurais no Ensino de Geografia" - Regina Araujo de Almeida
Aula 1 - Representações e pensamento espacial - Profa. Dra. Paula Cristiane Strina Juliasz
Aula 2 - O Ensino de Geografia e a Cartografia frente às mudanças curriculares - Prof. Dr. Eduardo Donizeti Girotto
Aula 3 - A Cartografia como um instrumento de poder - Prof. Dr. André Roberto Martin
Aula 4 - Geotecnologias, cartografia sistemática e projeções cartográficas - Profa. Dra. Rubia Gomes Morato
Aula 5 - Os mapas ao longo da história - Profa. Dra. Iris Kantor
Aula 6 - A linguagem dos mapas - Profa. Dra. Fernanda Padovesi FonsecaEmenta: Teoria da Cartografia. Raciocínio espacial e lógica cartográfica. Cartografia e Geopolítica: os mapas como instrumentos de poder. Cartografias Digitais: sensoriamento remoto, escala e projeções cartográficas. As mudanças curriculares no ensino de Cartografia e Geografia. Cartografias Históricas: mudanças ao longo do tempo. Linguagem dos mapas: semiologia gráfica e a lógica de Bertin.
Bibliografia:
ALMEIDA, R. D. (Org.) Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologias. São Paulo: Contexto, 2011.
ALMEIDA, R. D. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
CASTELLAR, S. M. VANZELLA; LACHE, N. M. ; RODRIGUEZ, A. C. ; LOZANO, J. F. V. . Raciocínio Espacial y Cartografía: una alternativa para enseñar geografia. Iber (Barcelona), v. 98, p. 3-86, 2020.
FONSECA, F. P.; OLIVA, J. Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013.MÓDULO 2 - Cartografias Plurais: exemplos e diversidade de métodos
24 horas (aula)
Aula 8 - Cartografias Periféricas e mapeamento participativo - Prof. Me. Wellington Oliveira Fernandes
Aula 9 - GeMAP - Experiências com automapeamento e mapas coletivos - Prof. Dr. Jorge Bassani
Aula 10 - Cartografias Negras e Antirracistas - Prof. Dr. Rafael Sanzio Araújo dos Anjos
Aula 11 - Cartografia Ambiental - Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan
Aula 12 - Cartografias Indígenas - Profa. Dra. Regina Araujo de Almeida
Aula 13 - A Cartografia e a Infância - Profa. Dra. Paula Cristiane Strina Juliasz
Aula 14 - A Geografia e a Arte: representações espaciais e a Cartografia - Profa. Dra. Rosangela Doin de Almeida
Aula 15 - Cartografias LGBTQIPA+ - Profa. Me. Vi Santos AlmeidaEmenta: Cartografias Críticas e mapeamento participativo: mapografias, automapeamento, mapas coletivos, cartografia ambiental, cartografias negras, cartografias quilombolas e cartografias indígenas. Cartografias contra-hegemônicas, cartografia e arte, cartografias artísticas. Cartografias LGBTQIAP+.
Bibliografia:
ALMEIDA, R. A. Ensino de Cartografia para Populações Minoritárias. Boletim Paulista de Geografia, v. 1, p. 111-129, 2008.
ALMEIDA, R. D.; JULIASZ, P. C. S. Espaço e tempo na Educação Infantil. São Paulo: Contexto. 2014.
BASSANI, Jorge. PDP - Mapografias. 1. ed. São Paulo: FAU-USP, 2012. v. 1. 182p.
COLOMBO, V. P. (Org.) ; BASSANI, Jorge (Org.) ; TORRICELLI, G. P. (Org.) ; ARAUJO, S. A. (Org.) . MAPEAMENTO PARTICIPATIVO: TECNOLOGIA E CIDADANIA. 1. ed. São Paulo: FAUUSP, 2019. v. 1. 137pMÓDULO 3 - A Cartografia na Escola
33 horas (aula)
Aula 16 - A cartografia no livro didático: propostas plurais de intervenção - Profa. Dra. Fernanda Padovesi Fonseca
Aula 17 - Cartografias Artísticas na Escola - Profa. Dra. Jacqueline Myanaki
Aula 18 - Cartografias Inclusivas: a Cartografia Tátil - Profa. Dra. Waldirene Ribeiro do Carmo
Aula 19 - Imagens aéreas como um recurso didático no ensino de Geografia - Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho
Aula 20 - Cartografia e mudanças climáticas no ensino de Geografia - Prof. Dr. Emerson Galvani
Aula 21 - Práticas e Métodos de Cartografia Escolar I - Profa. Dra. Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena
Aula 22 - Práticas e Métodos de Cartografia Escolar II - Prof. Dr. Sérgio Ricardo Fiori
Aula 23 - Linguagem Digital e Cartografia - Profa. Dra. Tania Seneme do Canto
Aula 24 - Situação geográfica e a cartografia no ensino - Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar
Aula 25 - Atlas escolares no Ensino de Geografia - Profa. Dra. Miriam Aparecida Bueno
Aula 26 - Cartografias Plurais: diversidade, emancipação e esperança - Profa. Dra. Regina Araujo de AlmeidaEmenta: Cartografias Escolares: currículo, cartografia tátil, imagens áreas como recurso didático no ensino de Geografia, cartografia e o ensino de mudanças climáticas. Estudo de caso: o mapa como ferramenta de denúncia no caso dos agrotóxicos. Cartografias Plurais: diversidade, emancipação e esperança.
Bibliografia:
CANTO, T. S.. Cartografia e tecnologias digitais: novas abordagens e linguagens para a sala de aula. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. v. 1. 142p
FIORI, S. R.. Arte pictórica e Cartografia Turística: a eficácia e a ludicidade dos mapas de orientação para o visitante. Revista Geografia, Literatura e Arte, v. 2, p. 51-76, 2020.
MYANAKI, Jacqueline; Corte, R. D. . Pinturas de paisagens e o registro dos impactos das fontes de energia nas paisagens geográficas. Geograficidade, v. 4, p. 88-102, 2014.
QUEIROZ FILHO, A. P.; RODRIGUES, M. . A arte de voar em mundos virtuais. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2007. v. 1. 162p .
SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de ; CARMO, Waldirene Ribeiro do . Cartografia Tátil: o papel das tecnologias na Educação Inclusiva. BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA, v. 99, p. 102-123, 2018.MÓDULO 4 - Trabalho de Conclusão de Curso
12 horas (aula)
Aula 27 - Apresentação de Seminários I
Aula 28 - Apresentação de Seminários II
Aula 29 - Apresentação de Seminários IIIEmenta: Método científico. O professor e a pesquisa. Projetos alternativos no ensino de Geografia.
Bibliografia: LÜDKE, Menga. O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus, 2001a.