Materiais produzidos e/ou traduzidos pelo Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) do Departamento de Geografia (DG) da USP:
TESE DE DOUTORADO
A cartografia tátil é um ramo específico da cartografia, que se ocupa da confecção de mapas e outros produtos cartográficos que possam ser lidos por pessoas cegas ou com baixa visão. A seguir mostramos a tese de doutorado de uma de nossas pesquisadoras do projeto sobre cartografia tátil:
A tese de autoria da Profa. Regina Araujo de Almeida (Vasconcellos) é uma das principais referências na área da Cartografia Tátil, pois foi a primeira tese defendida no Brasil sobre este tema. A partir do objetivo principal de desenvolver e avaliar uma linguagem gráfica visual e tátil a ser utilizada no tratamento e comunicação da informação geográfica, a autora estabeleceu as principais etapas relativas à construção e utilização das representações gráficas táteis e propôs uma forma inovadora de ensino de Cartografia e Geografia para pessoas com deficiência visual. Outras contribuições foram: a proposta de transformar as variáveis visuais explanadas por Jacques Bertin (1977) em variáveis táteis e o desenvolvimento de um programa de introdução ao uso dos mapas com sugestões para o ensino de noções geográficas básicas, tais como: escala, distância, localização, direção e orientação, que são desenvolvidas por meio de uma série de atividades e jogos.
LIVRO DIGITAL - CAPÍTULO 16 Técnicas Inclusivas de Ensino de Geografia (COM IMAGENS DE BOA QUALIDADE)
"Antes de definir inclusão e, particularmente, o termo Geografia Inclusiva, é preciso destacar os direitos básicos de todo cidadão: direito à vida, à integridade física, à liberdade, à igualdade e à educação. São garantias definidas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948) e reafirmadas com a Constituição Federal Brasileira de 1988, a qual propiciou a criação de normas e leis específicas sobre o tema. Isso significa lutar pela igualdade de direitos, pelo respeito à diferença, combater qualquer forma de discriminação e, ao mesmo tempo, almejar a valorização da diversidade."
Este capítulo aborda o contexto Geografia Inclusiva relacionado às técnicas de cartografia tátil voltadas, em especial, para a elaboração de mapas para pessoas com deficiência visual, assim como para os que desejam acrescentar práticas multissensoriais às suas aulas (publicação digital autorizada pelo autor).
ROTEIRO DIDÁTICO - CONSTRUINDO MATERIAIS DIDÁTICOS TÁTEIS
O roteiro mostra de forma simples e objetiva o passo a passo para elaboração de mapas táteis. Faz uma reflexão sobre os objetivos do mapa e quais serão seus usuários. Mostra como buscar bases cartográficas adequadas, como verificar a qualidade e quantidade de informações necessárias, como ver a necessidade de ampliação ou redução do mapa, os elementos texturais, o planejamento da elaboração e, por fim, a construção do mapa tátil.
ARTIGO - MAPAS TÁTEIS EM GEOGRAFIA
O artigo salienta a importância dos novos recursos digitais e das tecnologias de apoio que introduziram grandes mudanças e possibilidades, combinando imagens táteis, textos e sons. Propõe-se um maior desenvolvimento no sentido de uma cartografia inclusiva, multissensorial e multimodal, acessível a todas as pessoas, expandindo o campo dos mapas táteis. São apresentados tipos de mapas táteis e analisadas questões relacionadas com a sua concepção, produção e utilização, sendo também discutido o papel da cartografia tátil na Geografia.
ARTIGO - CARTOGRAFIA INCLUSIVA: O POTENCIAL DOS MAPAS TÁTEIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
O artigo apresenta o potencial dos mapas táteis no ensino de Geografia para pessoas com deficiência visual e as possibilidades de extrapolar da cartografia tátil para além da sala de aula. A partir de uma revisão de literatura o artigo aborda os principais conceitos da cartografia tátil e como estes foram inseridos, direta ou indiretamente, nos cursos de licenciatura em Geografia e hoje fazem parte inclusive de livros didáticos do ensino fundamental e de propostas de itinerários formativos do ensino médio.
Monografia de Bárbara Gomes Flaire Jordão, tendo como orientadora a Profa. Dra. Carla C. R.G de Sena. O estudo aborda os procedimentos metodológicos para a confecção de um globo tátil. Oferece o molde do globo terrestre para montagem em papel. Apresenta o passo a passo da adaptação do globo para alunos com deficiência visual. (Clique no título para ter acesso.)
REFERÊNCIAS:
- Cartografia tátil escolar: experiências com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores. Waldirene Ribeiro do Carmo (dissertação de mestrado no banco USP): https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08032010-124510/pt-br.php
- A cartografia tátil na formação de professores de geografia: da teoria à prática. Waldirene Ribeiro do Carmo (tese de doutorado no banco USP): https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-19012017-124339/pt-br.php
- A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: Experiências com professores em formação contínua. Aline Alves Bittencourt (dissertação de mestrado no banco USP): https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-28052012-100805/pt-br.php
- Cartografia tátil na educação básica: os cadernos de geografia e a inclusão de estudantes com deficiência visual na rede estadual de São Paulo. Barbara Gomes Flaire Jordão (dissertação de mestrado no banco USP): https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-11012016-134432/pt-br.php