Materiais produzidos e/ou traduzidos pelo Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) do Departamento de Geografia (DG) da USP: 

TESE DE DOUTORADO

A cartografia tátil é um ramo específico da cartografia, que se ocupa da confecção de mapas e outros produtos cartográficos que possam ser lidos por pessoas cegas ou com baixa visão. A seguir mostramos a tese de doutorado de uma de nossas pesquisadoras do projeto sobre cartografia tátil:

A tese de autoria da Profa. Regina Araujo de Almeida (Vasconcellos) é uma das principais referências na área da Cartografia Tátil, pois foi a primeira tese defendida no Brasil sobre este tema. A partir do objetivo principal de desenvolver e avaliar uma linguagem gráfica visual e tátil a ser utilizada no tratamento e comunicação da informação geográfica, a autora estabeleceu as principais etapas relativas à construção e utilização das representações gráficas táteis e propôs uma forma inovadora de ensino de Cartografia e Geografia para pessoas com deficiência visual. Outras contribuições foram: a proposta de transformar as variáveis visuais explanadas por Jacques Bertin (1977) em variáveis táteis e o desenvolvimento de um programa de introdução ao uso dos mapas com sugestões para o ensino de noções geográficas básicas, tais como: escala, distância, localização, direção e orientação, que são desenvolvidas por meio de uma série de atividades e jogos. 

LIVRO DIGITAL - CAPÍTULO 16 Técnicas Inclusivas de Ensino de Geografia (COM IMAGENS DE BOA QUALIDADE)

"Antes de definir inclusão e, particularmente, o termo Geografia Inclusiva, é preciso destacar os direitos básicos de todo cidadão: direito à vida, à integridade física, à liberdade, à igualdade e à educação. São garantias definidas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948) e reafirmadas com a Constituição Federal Brasileira de 1988, a qual propiciou a criação de normas e leis específicas sobre o tema. Isso significa lutar pela igualdade de direitos, pelo respeito à diferença, combater qualquer forma de discriminação e, ao mesmo tempo, almejar a valorização da diversidade."


Este capítulo aborda o contexto Geografia Inclusiva relacionado às técnicas de cartografia tátil voltadas, em especial, para a elaboração de mapas para pessoas com deficiência visual, assim como para os que desejam acrescentar práticas multissensoriais às suas aulas (publicação digital autorizada pelo autor).

ROTEIRO DIDÁTICO - CONSTRUINDO MATERIAIS DIDÁTICOS TÁTEIS

O roteiro mostra de forma simples e objetiva o passo a passo para elaboração de mapas táteis. Faz uma reflexão sobre os objetivos do mapa e quais serão seus usuários. Mostra como buscar bases cartográficas adequadas, como verificar a qualidade e quantidade de informações necessárias, como ver a necessidade de ampliação ou redução do mapa, os elementos texturais, o planejamento da elaboração e, por fim, a construção do mapa tátil.

ARTIGO - MAPAS TÁTEIS EM GEOGRAFIA 

O  artigo  salienta  a  importância  dos  novos  recursos  digitais  e  das  tecnologias  de  apoio  que introduziram grandes  mudanças e possibilidades, combinando imagens táteis, textos e sons. Propõe-se um maior desenvolvimento no sentido de uma cartografia inclusiva, multissensorial e multimodal, acessível a todas as pessoas, expandindo o campo dos mapas táteis.  São apresentados tipos de mapas táteis e analisadas questões relacionadas com  a  sua  concepção,  produção  e  utilização,  sendo  também  discutido  o  papel  da cartografia  tátil  na Geografia.

ARTIGO - CARTOGRAFIA INCLUSIVA: O POTENCIAL DOS MAPAS TÁTEIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA 

O artigo apresenta o potencial dos mapas táteis no ensino de Geografia para pessoas com deficiência visual e as possibilidades de extrapolar da cartografia tátil para além da sala de aula. A partir de uma revisão de literatura o artigo aborda os principais conceitos da cartografia tátil e como estes foram inseridos,  direta ou indiretamente, nos cursos de licenciatura em Geografia e hoje fazem parte inclusive de livros didáticos do ensino fundamental e de propostas de itinerários formativos do ensino médio.

ROTEIRO DIDÁTICO - CARTOGRAFIA TÁTIL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A CONFECÇÃO DO GLOBO TERRESTRE ADAPTADO

Monografia de Bárbara Gomes Flaire Jordão, tendo como orientadora a Profa. Dra. Carla C. R.G de Sena. O estudo aborda os procedimentos metodológicos para a confecção de um globo tátil. Oferece o molde do globo terrestre para montagem em papel. Apresenta o passo a passo da adaptação do globo para alunos com deficiência visual. (Clique no título para ter acesso.)

 REFERÊNCIAS:

MAPA MUNDI
MAPA-MÚNDI TÁTIL